Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / São Lourenço da Mata terá Fórum de Segurança Pública

São Lourenço da Mata terá Fórum de Segurança Pública

por Assessoria Comunicação publicado 16/06/2016 01h40, última modificação 16/03/2023 07h24

Foi aprovada nesta quarta-feira (15), durante a quarta sessão do mês de junho, o requerimento do vereador Antônio Manga (PSB), que pede a criação de um Fórum permanente de Segurança Pública em São Lourenço da Mata. A matéria de número 139/2016 foi aprovado por unanimidade pela Casa Jair Pereira de Oliveira.

Além deste, o parlamentar também solicitou, por meio de requerimentos, uma reunião com o comandante geral da Polícia Militar do 20º BPM, Eduardo Amorim; além de pedir que o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), fique sob a responsabilidade do 20º BPM. Assim como, uma audiência com o governador Paulo Câmara (PSB), e um posto policial no bairro de Tiúma.

Na sessão, o vereador e vice-presidente, Leonardo Barbosa (SD), pediu um voto de aplausos a direção da Escola Municipal Dr. Augusto de Lucena na Pessoa da Professora Maria de Lourdes e a Banda Marcial Dr. Augusto Lucena. Já o parlamentar Gilberto Monteiro (PSB), coboru o calçamento de uma parte da estrada velha de Muribara até a fábrica de embalagens Alukenti.

Trabalhos de infraestrutura também foram cobrados pelo parlamentar Rubens Alencar (PMDB), que pediu a recuperação asfáltica do calçamento de toda a Rua Epitácio Pessoa, em Penedo; a construção de abrigos para taxistas e mototaxistas, nos bairros da Várzea Fria e Penedo, além do lot. São João e São Paulo.

Na ordem do dia, foi aprovada a Lei 034 de 13 de junho de 2016, de autoria do vereador e segundo secretário, André Melo (DEM), que declara de utilidade pública o Conselho de Pastores Evangélicos de Pernambuco (CONPERE), que fica na Av. Dr. Belmiro Correia, 7056, no bairro Capibaribe. De acordo com André, o projeto visa fortalecer o trabalho social desenvolvido pela entidade. “O CONPERE é sediado em nosso município e vem ao longo de anos desenvolvendo serviços sociais e levando a palavra de Deus as pessoas. Com isso, ele resgata vidas, e nada mais justo que elevar e reconhecer o conselho como algo de utilidade pública para nossa sociedade”, afirmou.

Para o pastor Leonardo Gomes, que estava acompanhado com a mesa diretora do CONPERE a sessão, o projeto é um reconhecimento pela atuação junto aos menos favorecidos. “A proposta tinha sido discutida com a mesa diretora e ficamos muito felizes pelo reconhecimento, visto que a CONPERE tanto faz pela sociedade, com trabalhos de ação social, sempre focando na felicidade das pessoas, utilizando a palavra de Deus, em pregações e palestras sobre diferentes temas, como sexo, aborto, violência, sexualidade, entre outros”, disse.

Na quarta sessão ordinária do mês de junho, votaram os seguintes parlamentares: o presidente da Casa, Celso Luiz (DEM); o primeiro secretário, Anderson Coutinho (DEM); o segundo secretário, André Melo (DEM); o vice-presidente, Leonardo Barbosa (SD); o líder do Governo, Antônio Manga (PSB); o líder da oposição, Dr. Gabriel (PRB); Dora da Padaria (PSB); Juninho da Muribara (PSB), Irmão do Bolo (PSB), Fernando Moura (PSB), Irmão Manoel (PR), Dr. Rubens (PMDB), Paulo Sales (PSD) e Gilberto Monteiro (PSB).

PROJETO CIDADE DIGITAL – Durante a 4ª sessão também foi discutido e comemorado os testes com o Projeto Cidade Digital, que visa disponibilizar hotspots de internet gratuita para os são-lourensenses. Ao todo serão 25 pontos de wi-fi gratuito, em que o usuário deverá se cadastrar, com login e senha, para poder ter acesso.

Ao todo foram instalados 25 pontos de acesso, em locais e prédios públicos, como a sede da Prefeitura, as secretarias municipais, o Hospital Petronila Campos, postos de saúde, e as praças Wilson Campos, Igreja Matriz, Praça da Igreja de Tiúma, Praça Timulião Maranhão, Praça dos Taxistas, em frente ao Hospital Petronila Campos, Praça Dr. Helder Câmara, Praça do Posto Médico de Lajes, Praça de Matriz da Luz, Academia das Cidades e Ginásio Poliesportivo Pereirão.

Segundo o vereador Anderson Coutinho (DEM), o projeto intitulado Conecta São Lourenço da Mata, faz parte de um plano maior, o “Cidade Digital, que visa instalar não só as torres de internet, como câmeras de monitoramento pela cidade. “A iniciativa é uma emenda parlamentar do deputado federal Silvio Costa (PSC/PE), que foi orçado em R$ 7 milhões, e foi implantado pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia. O projeto visa não só modernizar a gestão municipal, como oferecer novos serviços e facilidades para as pessoas, oferecendo cidadania e acesso ao mundo digital. O trabalho está em fase de conclusão, estando previsto para ser iniciado em julho, porém em alguns pontos, como repartições públicas já está funcionando”, enfatizou.