Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Audiência pública irá discutir a Reforma Política, nesta segunda (4)

Audiência pública irá discutir a Reforma Política, nesta segunda (4)

por slm última modificação 04/05/2015 11h42

Na próxima segunda-feira (4), o deputado federal Tadeu Alencar visita São Lourenço da Mata para ministrar uma palestra sobre a Reforma Política, às 15 horas, na Câmara dos Vereadores. Na ocasião, o legislador, que é o vice-presidente da Comissão de Reforma Política, vai explicar como estão os encaminhamentos sobre a temática, que deve entrar em votação em julho, em Brasília. A audiência pública foi fruto de um requerimento do vereador Leonardo Barbosa, e contará com a participação do prefeito, Ettore Labanca, do vice-prefeito, Gino Albanez, além dos secretários e diretores municipais.

A reforma política é o nome dado ao conjunto de propostas de emendas constitucionais (EC) da legislação eleitoral, com fins de tentar melhorar o sistema eleitoral nacional. Entre as questões que vão estar em pauta na discussão, estão as mudanças sobre as coligações dos partidos políticos, o distritão, que propõe que sejam eleitos os candidatos mais votados ao invés das legendas, além do fim da reeleição, financiamento público das campanhas e a unificação das eleições. Para entrar em vigor, já para o pleito eleitoral de 2016, a reforma deve ser votada e aprovada até o dia 30 de setembro de 2015.

Fonte: Redação-SECOM/