Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara capacita servidores da Controladoria e Tesouraria sobre o Portal da Transparência

por Assessoria Comunicação publicado 25/05/2023 12h55, última modificação 25/05/2023 14h56

A Câmara Municipal de São Lourenço da Mata realizou, nesta quinta-feira (25), uma capacitação para os servidores sobre o Portal da Transparência, ferramenta desenvolvida para permitir que a sociedade acompanhe o uso dos recursos públicos e tenha uma participação ativa na discussão das políticas públicas e no uso do dinheiro.

O curso foi ministrado pelo tesoureiro da Casa, André Dias. "O controle social das ações dos governantes e funcionários públicos é importante para assegurar que os recursos públicos sejam bem empregados em benefício da coletividade. É a participação da sociedade no acompanhamento e verificação das ações da gestão pública na execução das políticas públicas, avaliando os objetivos, processos e resultados", explicou André.

Para cumprir esse objetivo, o Portal oferece recursos que permitem ao cidadão melhor acompanhar e compartilhar os dados disponíveis. São ferramentas que permitem entender melhor o funcionamento do governo sob diversas perspectivas que possibilitam receber notificações em diversas situações e que oferecem dados e informações de forma fácil para o acompanhamento dos gastos em suas diversas etapas.

As informações repassadas são consideradas fundamentais para os servidores porque eles são responsáveis por protocolar as informações no Portal. "O curso foi de extrema importância para que todos entendam a importância do portal visando a transparência das ações do Legislativo. O que parecia difícil se tornou mais simples quando a gente reúne a teoria e a prática", declarou a controladora Alda Fernandes.

Além dos servidores dos setores da Controladoria e Tesouraria, também estava presente o procurador-geral dr. Maciel Rogério; o diretor de informática Habimael Vicente; o diretor de pessoal Anderson Farias; a contadora Maura Cavalcanti; o ouvidor técnico Hélder Oliveira; o diretor de contabilidade Gabriel Oliveira; e o integrante do setor de compras Sérgio Roberto.