Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / São Lourenço da Mata institui o Dia Municipal da Conscientização sobre a Fibromialgia

por Assessoria Comunicação publicado 13/04/2021 12h10, última modificação 13/04/2021 12h42

A Câmara Municipal de São Lourenço da Mata aprovou, nesta terça-feira (13), o projeto de lei 022/2021, que autoria do vereador João Pessoa (PSD), que institui todo o dia 12 de maio como o Dia Municipal da Conscientização sobre a Fibromialgia.

De acordo com o autor da matéria, ações de conscientização devem ser realizadas através da Secretária de Saúde do município. “Os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e unidades hospitalares da cidade deverão planejar atividades com o objetivo de, além de informar os pacientes acometidos pela patologia, conscientizar toda a sociedade sobre a importância do diagnóstico, formas de tratamento, sintomas e consequências para os pacientes”, disse João Pessoa.

O QUE É FIBROMIALGIA

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a síndrome da fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas.

O sintoma mais importante da fibromialgia é a dor difusa pelo corpo. Habitualmente, o paciente tem dificuldade de definir quando começou a dor, se ela começou de maneira localizada que depois se generalizou ou que já começou no corpo todo. O paciente sente mais dor no final do dia, mas pode haver também pela manhã. A dor é sentida “nos ossos” ou “na carne” ou ao redor das articulações.

A fibromialgia pode aparecer depois de eventos graves na vida de uma pessoa, como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção grave. O mais comum é que o quadro comece com uma dor localizada crônica, que progride para envolver todo o corpo. O motivo pelo qual algumas pessoas desenvolvem fibromialgia e outras não, ainda é desconhecido.