Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Sessão Solene marca comemoração do Dia Nacional e Municipal dos ACS e ACE

Sessão Solene marca comemoração do Dia Nacional e Municipal dos ACS e ACE

por Assessoria Comunicação publicado 27/10/2023 12h26, última modificação 27/10/2023 12h26

Para comemorar o Dia Nacional e Municipal dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias, celebrado em 4 de outubro, a Câmara Municipal de São Lourenço da Mata realizou uma Sessão Solene na manhã desta sexta-feira (27).

O presidente do Legislativo, vereador Leonardo Barbosa (PSB) destacou que homenagear e respeitar os profissionais. “O ACS é responsável por realizar visitas domiciliares, ouvir os relatos da comunidade, identificar os problemas e agravos de saúde e informar a demanda da população à equipe do programa Estratégia de Saúde da Família. Já o ACE é responsável por identificar as condições favoráveis à existência de focos para a proliferação de enfermidades. São funções importantes para atenção básica e merecem nossas homenagens”, enfatizou o presidente Leonardo.

Durante o evento, foram entregues os certificados aos servidores formandos dos cursos Técnico em Agente Comunitário de Saúde, do eixo tecnológico Ambiente e Saúde; e Técnico em Vigilância em Saúde com ênfase no Combate às Endemias.

A vereadora Swamy do Queijo (Pros) reforçou a importância dos profissionais estarem em constante atualização para cuidar cada vez melhor dos são-lourencenses. “Esses profissionais tem um papel relevante para a promoção da saúde, principalmente das comunidades mais carentes. De sol a sol, eles percorrem bairros e vilarejos, na zona urbana e rural, levando atenção e cuidados a quem mais precisa. Mais próximos das famílias, desenvolvem ações preventivas nos lares e nas comunidades. Parabéns a todos que concluíram os cursos técnicos e estão aprimorando as suas habilidades para prestar os melhores serviços”, comentou a parlamentar.

Representando o Sindicato Metropolitano dos ACS e ACE, a presidente Rosileide Machado agradeceu ao Poder Legislativo pelo acolhimento e ressaltou a importância da união entre a categoria e os parlamentares. “Sou muito grata aos vereadores que sempre estão com as portas do gabinete abertas para receber as demandas dos servidores que são o SUS na casa da população são-lourencense. A União entre os poderes, bem como com o Prefeito Vinícius Labanca, é o que faz a categoria cada vez mais forte”, concluiu a presidente Rosileide.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.saolourencodamata.pe.leg.br/